Cheia do rio Tibre ameaça alagar Roma

Publicado em novembro 14, 2012

Cheia do rio Tibre ameaça alagar Roma

As chuvas dos últimos dias na região central da Itália provocaram enchentes e muitos prejuízos, além da perda de vidas. Em Roma, o rio Tibre, conhecido pela tranquilidade de suas águas, nesta quarta-feira (14/11) atrai a atenção dos turistas e moradores pelo nível da água e destroços que carrega.

“É assustador, nunca vi o rio tão cheio. Espero que não suba mais”, disse ao blog Caterina Pugliesi, moradora de Roma, enquanto observava uma parte de uma embarcação ser carregada pelas águas.

De fato, essa é a pior enchente dos últimos tempos superando aquela de 2008 quando o Tibre alcançou 12 metros. Na noite desta quarta-feira uma embarcação que ficava ancorada às margens do rio não resistiu à força das águas e ficou destruída ao chocar-se contra uma das pontes. Todas as entradas do rio ao longo de seu percurso dentro da capital foram fechadas pela Defesa Civil.

Apesar do alerta, na manhã desta quarta-feira o prefeito Gianni Alemanno visitou o local onde a embarcação ficou destruída e procurou acalmar os cidadãos: “De acordo com a Defesa Civil a cheia máxima acontecerá por volta das 15h, atingindo o nível de 14 metros, mas acredito que não teremos maiores danos na cidade”, afirmou.

Rio Tibre na ponte Elio em frente ao Castelo Sant’Angelo.

Já o chefe do Corpo de Bombeiros, Francesco Tamburlani, é mais cauteloso: “Por volta das 18h esperamos uma outra onda de cheia que poderá superar o nível de alerta de 13,5 metros. Tudo vai depender de como as águas nas represas acima serão gestidas”, adverte.

 In bocca al lupo procurou o Consulado Geral do Brasil em Roma para saber se algum brasileiro registrou algum problema ligado à enchente, mas não houve resposta no telefone de emergência.

////

Reforma do Coliseu de Roma começa em dezembro deste ano

Publicado em agosto 2, 2012

O Coliseu é o monumento mais visitado de Roma.

O Coliseu é o monumento mais visitado de Roma.

Reuters

Construído há cerca de dois mil anos, o Coliseu, um dos maiores símbolos do Império Romano, será reformado a partir do próximo mês de dezembro e as obras devem durar até 2015. Visitado por cerca de cinco milhões de pessoas a cada ano, e uma das maiores atrações turísticas da Itália, a iniciativa desperta polêmicas como o fechamento da circulação de carros em torno do anfiteatro e o financiamento das obras pela iniciativa privada. Serão três fases de recuperação do monumento: a primeira será a restauração das alas Norte e Sul e a substituição das grades dos arcos e metais em nível do solo, justamente onde os turistas fazem as filas para comprar os ingressos. A segunda fase prevê a construção de um centro de serviços na praça em frente ao monumento e a terceira etapa, ainda em estudo, seria a reforma dos ambientes internos.

O correspondente de RFI em Roma, Rafael Belincanta, explica que a maior polêmica depois do anúncio da reforma é a proibição do acesso de carros à área em torno do Coliseu, onde a circulação é intensa. A medida deve piorar o tráfego na capital, quetambém é famosa por seus engarrafamentos.

////////

fili dele pvte traite

Hoje foi dia de respirar historia num lugar muito especial: a basilica de Sao Clemente, a mais importante de Roma. Como assim, nao seria a Basilica de Sao Pedro? Era o que eu pensava ate hoje, mas fui convencido sem contestacoes do contrario.

Sao Clemente nao e uma igreja comum. Ela eh 3×1. A mais recente fica a vista, no nivel da rua, com mosaicos lindissimos. (Cris, tens que conhecer!) Nessa “nova” igreja tem tambem um afresco do inicio do renascentismo que ilustra a morte de Santa Caterina de Alexandria. Abaixo, a segunda igreja, destruida durante uma das “n” invasoes de Roma. Ela alicerça a atual e esta sobre a terceira, que na verdade era um templo pagao ao deus Mitre.

No segundo nivel estao preservados diversos afrescos, entre eles esse da foto (tirei da reproduçao de um cartao-postal). O original esta aqui. Essa e a primeira inscricao de que se tem registro daquelas que seriam as primeiras palavras em italiano, ainda muito ligadas ao latim. Retrata a historia de um dos milagres de Sao Clemente. Nesse caso em particular, o nosso amigo a direita com dedo em riste – o que denota o estado de stress total – ordena aos dois cidadaos: FILHOS DA PUTA, PUXEM! (livre traducao para o portugues dessa frase que nao e latim e tambem nao e italiano).

Assim, de um afresco numa igreja com inscricoes de palavroes nascera, em Roma, a lingua italiana.

fontana di trevi

Publicado em janeiro 12, 2011

bem, aquela pauta que eu achava que poderia render, nao rendeu. fui literalmente expulso da igreja onde todos os dias as 15h refugiados africanos – principalmente –  recebem comida e também podem ter acesso a alguns documentos e, os muçulmanos, um lugar pra se voltarem a meca sem medo de serem exorcizados no embrião do catolicismo.

confesso que fiquei p* da cara, pois ja estava la dentro e ja tinha conversado com os voluntários pra saber melhor do que rolava por ali. Quando fui em busca de algum africano lusófono do lado de fora, um italiano filho de uma putana que cuida da fila simplesmente arrancou o conector do mic do gravador.

Disse que se eu nao saísse ia chamar i carabinieri. F**a-se ele. Continuei ali conversando com um homão do Senegal, em italiano, e ele me disse que ja havia cruzado com alguns angolanos, guineenses e moçambicanos.

Enfim…minha primeira proposta como correspondente pra DW ainda não nasceu :(

Como estou com sede jornalística, ao sair da scuola fui com a Viagem de Shihiro, ou melhor, Yohko, à Fontana de Trevi. Brinquei de fazer sonoras e, claro, fazer desejos – este último seríssimo!

A fontana é um lugar mágico, não da vontade de sair de lá. Pra quem não conhece, tem aquela cena clássica de La Dolce Vita. Só não me perguntem pq todo mundo joga uma moedinha na fontana *update (se jogar uma moeda, a pessoa voltara a Roma, se jogar duas, se apaixonara, se jogar tres, se casara com a pessoa amada) e nem sei qual foi o meu pedido… (sei sim, mas não te conto!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s