Presidente da Argentina almoça com o Papa, na pauta a situação ecônomica do País.

 

Carta de próprio punho do Papa Francisco que chegou à Casa Rosada
Carta de próprio punho do Papa Francisco que chegou à Casa Rosada

Foi por meio de uma carta escrita a próprio punho no início deste mês que o Papa Francisco convidou a presidente Cristina Kirchner para o almoço deste sábado na Casa Santa Marta. O gesto demonstra a preocupação do pontífice, que se utiliza destes “recados” para realizar suas comunicações mais “urgentes”.

Esta foi quarta vez que Francisco recebeu a presidente da Argentina desde o início do seu pontificado. Em nota, o Vaticano disse que o encontro durou cerca de quinze minutos. Logo após a conversa privada, Francisco convidou toda a delegação argentina para almoçar com ele.

O conteúdo da conversa obviamente não foi divulgado, mas sabe-se que o Papa está preocupado com a situação econômica do seu país e que também “orienta” Kirchner para o processo de transição eleitoral após as eleições de outubro de 2015, disse à rádio América de Buenos Aires o padre Guillermo Karcher,  chefe do protocolo do Vaticano.

Ainda segundo Karcher, o Papa Francisco teria manifestado sua preocupação “pela governabil10685572_805870932810777_7273381223029022919_nidade da Argentina”, com crescentes tensões sociais no País devidas sobretudo à situação econômica da país.

Uma curiosidade do encontro: enquanto a presidente deu de presente ao Papa um quadro que retrata Evita Perón, ícone absoluto da Argentina, o Vaticano presenteou a delegação argentina com um quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, à qual Papa Francisco tem particular devoção.

Talvez  seja justamente um milagre o que a Argentina mais precise neste momento em que a inflação beira 40% ao ano e um novo calote na dívida pública irritou os financiadores, sobretudo aqueles norte-americanos.

Aliás, daqui do Vaticano, Cristina Kirchner embarca para Nova Iorque onde participa da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 Áudio na RFI

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s