Berlusconi é absolvido em processo de prostituição de menores

Ouça a reportagem

18/07/2014

A justiça da Itália absolveu nesta sexta-feira (18/07) Silvio Berlusconi no processo de prostituição de menores que ficou conhecido como “Rubygate”. A Corte de Apelação de Milão, que havia condenado o ex-chefe do governo italiano, mudou o veredicto, mas ainda não justificou sua decisão.

Rafael Belincanta, correspondente da RFI em Roma

A Corte de Apelação de Milão, que em primeira instância havia condenado Berlusconi a sete anos de prisão pelos crimes de concussão e prostituição de menores, mudou o discurso e disse que os crimes não aconteceram. Contudo, somente dentro de 90 dias os juízes apresentarão as motivações da absolvição.

A justiça considerou que não houve crime de concussão (quando um funcionário público exige vantagens em razão de seu cargo). Berlusconi era acusado de ter usado seu prestígio de chefe do governo para tirar Karima El Mahroug de uma delegacia em janeiro de 2011, após a jovem ter sido acusada de furto. O ex-líder italiano teria alegado que Ruby, como era conhecida, seria sobrinha do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, e que sua prisão poderia provocar um incidente diplomático.

Em relação ao crime de prostituição de menores, nas festas na mansão de Berlusconi em Arcori, que ficaram conhecidas por “bunga, bunga”, os juízes disseram que o ato “não constitui reato”. Sílvio Berlusconi recebeu a notícia na cidadezinha de Cesano Bosconi, onde presta serviço social junto a pacientes com Alzheimer. A pena foi uma alternativa a condenação do ex-primeiro-ministro a quatro anos de prisão no processo Mediaset por apropriação indébita e fraude fiscal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s