Monumento atrai fãs e “imortaliza” Ayrton Senna em Ímola

(crônica)

O tempo passa. Senna voava. Senna sempre acelerou contra o tempo que, desde às 14h17 daquele 1° de maio de 1994, corre mais devagar. Talvez seja por isso que muitos se perguntem: já faz 20 anos?

estatua4Na verdade, estas duas décadas reiteram a convicção do mito que não subjaz aos efeitos do tempo. Hoje, em Ímola, Senna vive. Está vivo nas lembranças de cada uma das pessoas que chegam ali para lhe prestar esse tributo. Está vivo nos corações dos tantos brasileiros que ainda hoje se arrepiam ao ouvir o hino da vitória e aquele tan tan tan que embalou 41 vitórias – três delas em Ímola – ao longo de dez temporadas na F1, das quais, em três, Senna foi o campeão. Está vivo até mesmo para quem nunca o viu acelerar o seu Toleman, sua Lotus, sua McLaren ou sua última Williams.

O circuito de Ímola não é mais o mesmo de 1994. A curva Tamburello jáestatua2 não existe mais. No seu lugar, foi construída uma chicane menos espetacular, porém muito mais segura. Contudo, do lado de fora da pista, a lembrança permanece. Ali Senna foi imortalizado numa estátua de bronze, na qual foi retratado com uma expressão triste, cabisbaixa, como se pensasse em algo que jamais pudesse acontecer.

A obra é do escultor italiano Stefano Pierotti e foi inaugurada em 1997. Além da imagem principal de Senna, nas laterais existem outras formas. Numa delas, Ayrton é visto de costas, carregando o capacete, como se estivesse caminhando para o lado da vida eterna.

estatua2Em outra, Senna é retratado pilotando, o seu fórmula 1 aparece numa pista invisível e, ainda, vê-se a imagem do campeão levantando o troféu da corrida. Por fim, assim como Senna, seu fórmula 1 foi esculpido como se estivesse passando para o outro lado – somente os aerofólios ficaram de fora junto com o capacete, que parece estar flutuando.

 

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/monumento-atrai-fas-e-imortaliza-ayrton-senna-em-imola,0451fc33c24b5410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s