Os dois Franciscos: o papa recebe François Hollande no Vaticano, nesta sexta-feira (24/01).

Os dois Franciscos: o papa recebe François Hollande no Vaticano, nesta sexta-feira (24/01).

REUTERS/Alessandro Bianchi
Ainda envolto nas especulações sobre seu caso amoroso com uma atriz e a crise conjugal com sua companheira Valérie Trierweiller, o presidente francês, François Hollande, foi recebido nesta sexta-feira (24/01), no Vaticano, pelo papa Francisco. Horas antes do encontro, de noite, uma bomba caseira explodiu perto de uma igreja francesa em Roma. Segundo a polícia, a explosão provocou danos em um prédio e em cinco carros estacionados. O ataque não foi reivindicado.

A imprensa italiana, segundo o correspondente da RFI em Roma, Rafael Belincanta, diz que Hollande vem a Roma tentar uma reconciliação com os eleitores católicos franceses, cada vez mais hostis às suas políticas, que incluem o casamento gay, uma legislação para tornar o aborto menos restritivo e discussão sobre a eutanásia terapêutica.

Poucos dias antes, no tradicional discurso de início de ano aos embaixadores, o papa Francisco disse que “provocava horror somente o pensamento de que existam crianças que jamais poderão ver a luz, vítimas do aborto”. Na semana passada, o papa também mandava seu apoio à “Marcha pela Vida” francesa. Na França, onde o aborto é legal desde 1981, foi aprovada recentemente uma legislação que diminui a burocracia para se conseguir a intervenção.

Em meia hora de encontro, Hollande e o papa também devem conversar sobre assuntos onde suas visões são mais convergentes, como o problema da imigração, a situação na África e a guerra na Síria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s