(Primeiro post deste ano de 2014 é uma notícia que nenhum de nós da redação Português África da DW gostaria de publicar. A África lusófona vai a escanteio todavia há sinas de abertura para um diálogo antes do iminente fim das transmissões, em 2015.)

A direção da DW decidiu terminar as emissões em Português para África e a respectiva presença online. As mudanças terão efeito no dia 1 de janeiro de 2015.

A decisão foi anunciada pela DW num comunicado de imprensa no dia 20 de janeiro de 2014. “A DW vai eliminar os serviços em Bengali e Português para África”. Outras línguas como Francês para África terão serviços reduzidos. Está prevista “uma concentração nas ofertas em língua inglesa e em serviços em línguas regionais que têm sucesso.”

A DW pretende expandir o seu canal televisivo em inglês com as poupanças, explica o comunicado de imprensa. “Os planos preveem que a DW esteja presente no futuro com uma oferta mundial forte em inglês. Em termos regionais o foco será a Ásia – com o Afeganistão, a China e o Irão como mercados prioritários -, África, o mundo árabe, a Rússia, a América Latina, a Turquia e os países europeus em crise.”

Os membros da redação portuguesa deverão ser transferidos para outras redações, lê-se no comunicado. “A competência regional da redação Português para África deverá ser mantida com a transferência de jornalistas que devem reforçar o serviço em inglês para África. A competência pela língua portuguesa deverá ser integrada na redação europeia e eventualmente também na redação Português para o Brasil.”

Pode comentar a decisão na página da DW África no Facebook ou deixar uma mensagem por email ao afriportug@dw.de

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s