A Gênese de Sebastião Salgado

Depois de Londres e Paris, Gênese – o mais recente trabalho de Sebastião Salgado – foi apresentado à imprensa nesta terça-feira, no Altar da Pátria (Ara Pacis), em Roma. Na entrevista abaixo, Sebastião deixa claro que o título nada tem a ver com religião, ao contrário. Gênese apresenta um novo Sebastião, desta vez voltado para a temática ambiental. Depois de oito anos fotografando e imortalizando os mais remotos cantos da Terra, Gênesi mostra a origem incontaminada de um mundo que está ficando preto e branco.

Sebastião, essa Gênese também é uma Gênese tua, depois de tanto tempo de trabalho?

– Antes eu só tinha fotografado temas sociais e passei a fotografar um tema ambiental. Mas na realidade eu sempre fotografei temas que eu estava inteiramente conectado com eles. Eu tinha uma idenficação – ou ética ou ideológica. Quando eu fotografei Imigrações eu tinha uma razão de fotografar a imigração, eu tinha uma relação com a imigração, eu fui refugiado uma época e depois sou imigrante até hoje. Quando eu fiz Trabalhadores eu estava, talvez, extraíndo de dentro de mim o economista que eu fui. E, hoje, quando estou fazendo Gênese, é um pouco a mesma coisa porque nós temos um projeto ambiental no Brasil no qual estamos implantanto um pedaço da Mata Atlântica e que está, portanto, inteiramente ligado com a natureza. Então, Gênesis foi uma continuidade da minha vida também.

 

Alguma relação com a Gênese bíblica?

– Eu não acredito em nenhum deus, em nada, sou completamente materialista, então deste lado não. Eu também só emprestei a palavra Gênese como a religião também, que é uma palavra forte, que representa o início – então, aqui para mim representa o início. Eu acho que existe uma ordem natural das coisas, existe uma certa organização do planeta, existem estintos, existe uma espiritualidade nas coisas, mas eu não acredito num ser superior coordenando, mandando em tudo, dessa forma não.

A força da natureza, entretanto?

A força da natureza é o maior poder de todos. Nós somos natureza. Nós somos um animal igual aos outros. Nós viemos todos da mesma célula básica e só evoluímos de maneira diferente. Eu acho que quem fez essa análise perfeita de tudo foi muito mais o Darwin do que Cristo.

Você está me enxergando em preto e branco agora?

Eu sempre tive uma percepção das gamas de cinza quando eu estou fotografando. Eu não enxergo em preto e branco não, eu enxergo em cor, como todo mundo

 A dama por trás das lentes de Sebastião Salgado

 

Lélia Wanick Salgado enfatiza:

– Eu gosto de fazer fotos, mas eu faço em cor.

Qual é sua parte em Gênese?

– Este projeto é nosso. Nós pesquisamos para saber onde ir, como ir e eu estava presente na maioria das viagens.

Por quê Gênese?

– Gênese: o planeta que ainda não foi transformado por nós, humanos. No entanto, o início não existe, as coisas vão mudando. Nunca é a mesma coisa.

Espiritualidade?

– Esta palavra é muito específica de religião, prefiro dizer que vivenciamos uma comunhão total com a natureza. Nós somos natureza, mas não nos classificamos como natureza.

Gênese é o início e também o fim?

– Evidentemente que fazer um novo trabalho da amplitude de Gênese vai ser um pouco difícil por que nós já estamos ficando velhos para fazer um outro trabalho de oito anos. Mas não temos a mínima vontade de parar de trabalhar.

Entre todos os lugares visitados, qual foi o mais intenso?

– Na África, nos parques nacionais, com aquele pôr-do-sol vermelho e aqueles animais pré-históricos, é tudo muito bonito e nos transporta para um outro mundo. Ali, muitas vezes, nós nos sentimos muito emocionados.

Anúncios

Um comentário sobre “A Gênese de Sebastião Salgado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s