Itália: disparos em frente ao Parlamento

último programa para o Brasil 09h42 – 10h00 (Radio France International, a partir de 4′)

O início do novo governo na Itália foi marcado com o vermelho do sangue derramado em frente ao Parlamento. O vermelho – que na bandeira italiana representa as lutas travadas para unificar a Itália mais de 150 atrás – neste domingo foi tingido de desespero e falta de esperança.

Luigi Preiti: "Meu alvo eram os políticos".
Luigi Preiti: “Meu alvo eram os políticos”.

Os seis tiros disparados por Luigi Preiti não feriram somente os Carabinieri e a mulher grávida que passava por uma das principais ruas do comércio de Roma; atingiram todo um país que num domingo de sol pensava somente em desapegar-se da política que tanto vem calejando os italianos. Os disparos ecoaram por toda a península, foram também ouvidos dentro do Palácio da Presidência justamente no momento em que o novo primeiro-ministro jurava bem conduzir a Itália.

Na mesma hora, no Vaticano, o Papa fazia um apelo pela dignidade e segurança de todos os trabalhadores. Os policiais, símbolo mais visível da presença do Estado, não precisaram ouvir o Papa e rapidamente indignaram-se contra os políticos. Os políticos, como confessou o autor dos disparos, eram o alvo – mas na falta deles – decidiu desferir os tiros contra os trabalhadores, as forças de ordem, que faziam a segurança do Parlamento.

O estado de saúde de Giuseppe Giangrande, o carabiniere de 50 anos atingido no pescoço, é considerado grave. A região do Parlamento ganhará reforço na segurança já a partir desta segunda-feira (29/04) com medidas que preveêm o fechamento de ruas ao trânsito e monitoramento dos pedestres.

Luigi Preiti, 49 anos, autor dos disparos, é da Calábria, região com um dos mais altos índices de desemprego na Itália. Ele possuía munição suficiente para transformar o atentado em uma tragédia ainda maior. Durante o interrogatório, afirmou ter planejado tudo sozinho naquele que definiu como “um gesto surpreendente em um dia importante”. Nesta terça-feira, diante do juiz de investigações preliminares, deve ser reiterada a acusação de tentativa de homicídio. Os disparos de Luigi fizeram com que a Itália, em busca de uma redenção social, política e econômica, se deparasse novamente com o abismo que insiste em engolir as esperanças da população na forma de desemprego e falimento do Estado. 

Os tiros foram disparados em frente ao Parlamento. A posse acontecia no Palácio do morteallostatoPresidente da República, longe do gabinete do primeiro-ministro. Apesar da distância, os ecos dos disparos foram ouvidos no Quirinal, assim como a indignação dos Carabinieri. O jovem novo primeiro-ministro italiano Enrico Letta enfrenta seu primeiro revés antes mesmo de efetivamente assumir a presidência do Conselho dos Ministros.

Em 1998, Letta tornou-se o mais jovem ministro do país, aos 32 anos. Aos 46 anos, Enrico Letta está entre os mais jovens primeiros-ministros que a Itália já teve. É casado com uma jornalista do Corriere della Sera, jornal mais conhecido do país. Considerado de “esquerda-moderada”, Letta recebeu o encargo do presidente Napolitano com um único objetivo: unir o Parlamento e tirar a Itália da crise.

Letta vai passar pelo primeiro teste na tarde desta segunda-feira, quando o Parlamento dará a “Fiducia”, ou voto de confiança para que o primeiro-ministro inicie, de fato, a governar. No entanto, há quem diga que grande vencedor na composição do novo goverso seria Silvio Berlusconi. O vice-premiê, Angelino Alfano, é o braço direito de Berlusconi. Alfano também é Ministro das Relações Internas, cargo-chave e de grande influência no Conselho dos Ministros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s