Rafael Belincanta
Direto da Cidade do Vaticano

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, estavam entre os cardeais que na manhã desta quinta-feira (28/02/13) se despediram pessoalmente de Bento XVI.

“Singelo, breve, forte e profundo”, assim o arcebispo de São Paulo resumiu o encontro com Bento XVI. Dom Odilo ainda disse que viu “quase um testamento daquilo que o Papa quis deixar para a Igreja com suas últimas palavras”.

Dom Odilo, um dos cinco cardeais eleitores brasileiros, ressaltou ainda que Bento XVI “pediu para que o Colégio Cardinalício cuidasse bem da Igreja” durante a Sé Vacante até a escolha do novo Pontífice.

Por sua vez, Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, disse que nada muda em relação ao início das Congregações Gerais. “Nas Congregações Gerais participam todos os cardeais, no que podemos considerar um ‘pré-conclave’”, afirmou Dom Raymundo, que também estará na Capela Sistina para escolher o novo Papa.

Na manhã desta quarta-feira (27/02/13), o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Angelo Sodano, informou que a primeira Congregação Geral acontecerá na próxima segunda-feira.

Bento XVI viajou hoje (28/02/13) para Castel Gandolfo onde deve permanecer por pelo menos dois meses,  período durante o qual os cardeais escolherão seu sucessor. Posteriormente, o Papa Emérito viverá no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s