FAO alerta para relação entre especulação das commodities e preço dos alimentos

FAO alerta para relação entre especulação das commodities e preço dos alimentos

Ouvir / Baixar

Agência teme possíveis consequências nos mercados; Brasil deve ter comportamento diferenciado devido à maior dependência em relação às condições internas.

Rafael Belincanta, de Roma para a Rádio ONU.*

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirmou que os produtores de alimentos devem ficar atentos não somente aos índices do mercado mundial, mas também aos nacionais.

José Graziano da Silva falou, nesta sexta-feira, durante um encontro em Roma, que também teve a participação do presidente da República Dominicana, Leonel Fernández.

Diferenças

A FAO pede aos agricultores que sigam atentamente as indicações de preços, devido às grandes diferenças entre o que acontece nos mercados internacionais e em cada um dos países, principalmente nos produtores.

O diretor-geral da agência, José Graziano da Silva, cita o milho como exemplo.

“Depois de três meses consecutivos (de queda) estamos detectando uma certa reação de preços que vem, basicamente, puxada pela elevação do preço do milho norte-americano, em função de uma quebra de safra dos rendimentos esperados da safra que está sendo colhida nos Estados Unidos.

Isso deve impactar outros mercados. O milho é como o petróleo, ele entra em toda a cadeia agro alimentar. Então, certamente, outros preços substitutos como o trigo e o arroz serão afetados, embora não haja quebra de safra destes outros produtos.”

Preços

Para Graziano, a volatilidade dos preços pode comprometer a produção e induzir os que enfrentam a insegurança alimentar para uma situação de fome.

Mas para os brasileiros, por exemplo, a FAO espera um comportamento diferenciado, devido à maior dependência das condições internas dos mercados internacionais.

Apesar da queda dos preços dos alimentos nos últimos meses, a agência observa que os valores continuam mais altos, se comparados com décadas anteriores.

Consequências

O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, expressou as consequências que a especulação pode ter nos mercados.

O presidente dominicano afirma que o aumento do preços dos itens básicos de consumo pode provocar uma inquietude na população. Leonel Fernández lembra que quando há especulação, os preços sobem e ao atingir altos níveis, os governos podem subsidiar e haver déficit fiscal.

Já o diretor da FAO, José Graziano da Silva, afirmou ainda que a agência precisa de um pouco mais de recursos para poder abarcar outros mercados, como o de estoques, físico e os mercados futuros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s