21 de abril (não é Tiradentes)

21 de abril (não é Tiradentes)

Aproveito a folga pra discorrer. De acordo com a enciclopédia Treccani no próximo sábado (21/04) Roma completará 2.765 anos de fundação. Ammazza! 

Não sei se To Rome With Love tem a ver com a data, contudo a estreia será amanhã (20/04). Para quem não conhece a Capitale será uma boa chance de viajar sem sair da poltrona e presentear os olhos com imagens lindas dos lugares ainda mais lindos de Roma. (Merchandising, OK)

Toda a história desses mais de dois milênios e meio não pode ser vivida em uma vida (humanamente falando). Contundo, contudo, o tornozelo de tanto bater perna. Inúmeras (2) vezes decidi voltar a pé para casa somente com o compromisso de dar um passo após o outro e deixar-me surpreender.  Lembro perfeitamente ainda quando era (não tanto) recém-chegado de ter virado uma esquina e, de repente, a magia estava feita: Fontana di Trevi.

Era meio cedo da noite e ainda haviam os turistas enlouquecidos mas o encanto era o mesmo. É um magnetismo. A Fontana jorra desejos, fantasias e te prende. Aqui um post que dediquei à Fontana quando cheguei.

Assim como a lenda da Loba que alimentou Romolo e Remo, Roma reserva uma aula de história (e suas especificidades) quer seja onde passes. Da origem pagã enterrada nas profundezas de quase três mil anos de invasões, batalhas, incêndios e guerras porém ainda visível como, por exemplo, no templo ao deus Mitra escondido na Basílica de São Clemente, passando ao coração do cristianismo na Basílica Vaticana, onde a Igreja jura que está enterrado São Pedro, o primeiro papa.

Ultrapassando o clichê do Amor/romA, é impossível não se apaixonar por Roma (e em Roma). A Urbe reserva sensações que muitas vezes não são bem percebidas pelos moradores, talvez ainda menos pelos romanos. Questão de hábito. Confesso que também já entrei no ad hoc. Mas luto para não perder essa parte utópica de viver na Cidade Eterna. Roma, te amo!

Anúncios

Um comentário sobre “21 de abril (não é Tiradentes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s