Desenvolvimento de vacina contra a dengue entra em fase final

//adaptação da matéria da Sanofi-Pasteur para língua portuguesa//

Uma doença debilitante, dolorosa e potencialmente fatal. A dengue é uma ameaça para a metade da população mundial e ¾ de todos os casos ocorrem na Ásia.

Em um hospital da Tailândia, Tow Napa, uma garota de 12 anos está sob observação 24 horas após ter sido diagnosticada com dengue duas semanas atrás.

“Quando eu toquei nela, ela estava com febre alta. Eu tentei fazer de tudo para que a febre baixasse, mas não consegui e a trouxe para o hospital”, diz a irmã da garota.

A dengue é uma infecção transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypt, conhecida na Tailândia também como febre “quebra-ossos” em razão da dor aguda que provoca. Nos piores cenários, os pacientes podem ter febre hemorrágica e morrerem.

“Quando nós temos uma epidemia de dengue o caos se instala aqui no hospital. Chegam tantas famílias, tantas crianças, que eles precisam esperar do lado de fora”, afirma do diretor do hospital Dr. Somchai Thepchareonniram.

Ratchaburi é uma província cortada por um rio que fica a 80 quilômetros ao norte de Bangcoc. A região apresenta uma das maiores taxas de dengue na Tailândia.

As crianças são especialmente vulneráveis a dengue e quando uma delas sucumbe à doença, toda a família sofre.

“Elas não podem ir para a escola, os pais têm que ficar com elas com hospital. Eles se tornam um fardo para a equipe do hospital. A dengue drena o orçamento da saúde pública para que se torne um grande problema econômico”, relata uma mãe.

Hoje não existe uma maneira eficaz de combater a dengue. Contudo, as crianças de Ratchaburi viraram protagonistas de uma mudança: 14 mil jovens estão participando de um estudo global na procura de uma vacina feito pela companhia francesa Sanofi Pasteur que possa previnir que as crianças peguem dengue.

O estudo está sendo conduzido em escolas e no hospital público. Se o objetivo for atingido, essa será a primeira vacina deste tipo no mundo.

Pim Ja levou seu filho Pachara Pan, de nove anos, para que participasse da pesquisa.

“Eu estava assustada porque meu filho mais velho pegou dengue duas vezes. Então, trouxe meu filho mais novo porque não quero que ele também pegue a doença”, relata a mãe.

A alta taxa de dengue preocupa as autoridades que também apoiam o desenvolvimento do projeto, como relata o governador da província, Suthep Komonparmor.

“A pesquisa de uma vacina para a doença aqui em Ratchaburi é a melhor solução para resolver o problema da dengue. Eu acredito que esse projeto será mais importante do que outras tentativas feitas no passado”.

A vacina chegou ao estágio final de seu desenvolvimento. Os estudos clínicos serão bem-sucedidos? Isso ajudará a imunizar as pessoas contra a dengue.

“A solução final seria erradicar o mosquito mas isso é muito difícil, principalmente aqui na Tailândia. Portanto, a solução mais sensível agora é termos a vacina”, diz o diretor do hospital público da província, Dr. Somchai Thepchareonniram.

Uma possível solução para salvar milhões de vidas na Tailândia, e em mais de 100 países na Ásia e na América Latina, inclusive o Brasil.

Anúncios

2 comentários sobre “Desenvolvimento de vacina contra a dengue entra em fase final

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s