Consulados do Brasil na Itália encerram atendimentos do Costa Concordia

Roma, 20 jan– O Ministro Paulo Roberto Palm, do Consulado-Geral do Brasil em Roma, confirmou nesta sexta-feira o fim dos atendimentos aos brasileiros que estavam no Costa Concordia, que naufragou na última sexta-feira 13, na costa da Ilha de Giglio, no Mar Tirreno.

Naufragio
57 brasileiros estavam a bordo do Costa Concordia

Palm explicou o porquê das divergências no número de brasileiros a bordo: 57 ao todo, e não 53 como fora divulgado pela Costa Cruzeiros.

“Pelo fato de que alguns brasileiros têm dupla nacionalidade, provavelmente alguns podem ter sido listados com a outra nacionalidade”, explicou.

Entre os brasileiros a bordo estavam seis tripulantes, todos atendidos em Roma junto com outros 12 passageiros. Um dos tripulantes não precisou de novos documentos pois conseguiu salvar seu passaporte.

“Eles foram recebidos nos fim-de-semana quando o sistema estava fora do ar. Tudo foi feito manualmente devido a situação de emergência”, contou Palm.

Já no Consulado-Geral de Milão, foram confeccionados documentos de outros 28 brasileiros. Os outros 11 passageiros seguiram viagem para Barcelona com uma permissão emitida pelas autoridades italianas e foram atendidos pelo Consulado Brasileiro na cidade da Catalunha.

Um telegrama enviado à Costa Cruzeiros comunicou o fim do atendimento de emergência.

“Agora caberá aos brasileiros, naturalmente conforme seu próprio arbítrio, buscar a devida compensação junto à companhia. Para isso, terão o apoio do Consulado no que for cabível. Evidentemente, não em questões jurídico-privadas mas sim em todo outro tipo de apoio que for necessário. Felizmente estamos muito contentes de não haver nenhum brasileiro entre as vítimas fatais”, finalizou Palm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s