Investir nas mulheres é a solução para a fome

O combate a fome no Chifre da África esteve no centro dos debates no primeiro dia de encontro do Comitê para a Segurança Alimentar Mundial, na FAO, em Roma. As decisões que forem tomadas durante esta semana vão ser decisivas para as próximas medidas a serem aplicadas na região onde 30 milhões de pessoas sofrem as consequências da seca prolongada. A volatilidade dos preços dos alimentos é uma das maiores preocupações das três agências da ONU voltadas à agricultura baseadas em Roma. Preços voláteis são uma ameaça para os países mais pobres, dependentes das importações. Comprometem a produção local e a continuidade do trabalho dos agricultores. Sobre o papel das mulheres na agricultura, a ex-presidente do Chile e diretora agência das Nações Unidas para as Mulheres, Michelle Bachelet disse que é fundamental oferecer às mulheres oportunidades iguais.

Bachelet à frente da ONU Mulheres: elas são o segredo para vencer a fome

 “Se formos até alguns países africanos, veremos que a maioria dos agricultores são mulheres. Os homens foram às cidades em busca de trabalho e deixaram que as mulheres tocassem a produção. Em alguns países da África, as mulheres são responsáveis por 70% da produção, no mundo, a força de trabalho feminino representa 46%.  Contudo, elas têm terras menores que a dos homens e menos acesso a recursos como sementes e fertilizantes para ajudar a produzir o máximos em suas terras”.

O exemplo brasileiro de combate à fome foi citado como modelo a ser seguido para atingir a Meta do Milênio número um: reduzir a fome no mundo pela metade até 2015. Um dos representantes permanentes de Moçambique na FAO, ministro Mário Saraiva  fala que a visita da presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, deve estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Moçambique para o desenvolvimento da agricultura.

RB/Dw/Roma 10172011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s