Ban Ki-moon reeleito por aclamação


Cidade do Vaticano, 22 jun (RV) – Ban Ki-moon foi reeleito, nesta terça-feira, em Nova Iorque, como Secretário Geral das Nações Unidas (ONU). O sul-coreano ficará no cargo pelos próximos cinco anos. A reeleição foi aprovada pela Assembleia Geral sem votos, e sim por aclamação. A proposta de reeleger Ki-moon foi pedida na semana passada pelo Conselho de Segurança da organização, também sem uma votação formal.

Em seu primeiro discurso após o juramento, Ban Ki-moon ressaltou a união dos povos. No final, disse obrigado em cinco línguas diferentes.

“Unidos, nenhum desafio será difícil de superar. Unidos, nada é impossível. Obrigado”.

Ex-Ministro das Relações Exteriores de Seul, Ban Ki-moon está no cargo desde 2007, período em que teve que gerir crises como no Sudão até os conflitos pós-eleição na Costa do Marfim, que eclodiram em novembro do ano passado.

Entre os temas em que quis firmar a ação da ONU estão, principalmente, a questão do aquecimento global e do desarmamento nuclear.

No início deste mês, contudo, Ki-moon esteve em Roma para falar sobre os movimentos imigratórios. Em seu discurso na Conferência das Cidades Inter-Étnicas, promovido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), Ki-moon pediu que o mundo aprofunde o seu compromisso com os valores comuns de inclusão social, aceitação e compreensão. Afirmou ainda que a emigração é cada vez mais uma tendência mundial fazendo com que as minorias e os migrantes sigam em direção a cidades de oportunidades econômicas e liberdade.

“Esta é uma era na qual as pessoas estão atravessando as fronteiras mais do que nunca em busca de oportunidades e esperanças para uma vida melhor. As cidades são os centros dessa ação: o eixo, o imã, lugar onde as pessoas colidem e coexistem”. (RB/RV)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s