O desperdício de alimentos chega a níveis jamais antes registrados. É o que relevou a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, num relatório divulgado em Roma. A cada ano, 1.3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou simplesmente jogadas fora. Isso quer dizer que um terço do total de alimentos produzidos para o consumo humano acaba indo direto para o lixo. Robert Von Otterdijk, um dos responsáveis pelo estudo, faz uma comparação alarmante.

“O desperdício é quase igual a tudo aquilo que é produzido em um ano na África Subsaariana e essa é uma descoberta chocante”, revelou o investigador da FAO.

pilot-scheme-shows-promise-in-repurposing-commercial-food-wastes
Despedício de alimentos

Apesar de a África estar entre os que menos desperdiçam, justamente porque produz menos alimentos, o rápido crescimento da população se confronta com a escassez de recursos naturais. O que poderia agravar ainda mais a crise alimentar no continente. “A crescente população vai usar os recursos naturais, inclusive a população rural. Esses recursos não são, freqüentemente, suficientes para aumentar a produção, portanto, aumentar a infra-estrutura para prevenir o desperdício de alimentos seria a melhor solução”, apontou.

Melhorar a infra-estrutura só é viável com a aplicação de recursos financeiros.O que na África e na América Latina ainda é fator decisivo para investir em ferramentas que reduzam o desperdício. O especialista da FAO dá um exemplo. “Vamos supor que muitos grãos de soja no Brasil caem nas estradas porque os caminhões circulam com cargas acima do limite. Nesse caso a solução seria, claro, carregar a mesma quantidade em dois caminhões, assim não teria peso extra nem desperdício. Mas é óbvio que os custos de transporte aumentariam, talvez 60% a mais para carregar a mesma quantidade. Se é preciso gastar 60% a mais para economizar 10% é claro que ninguém vai fazer isso”, ponderou.

Mas a falta de infra-estrutura nos países em desenvolvimento não é o grande vilão. Este título ficou com a população dos países industrializados da Europa e América do Norte: eles são os campeões do desperdício de alimentos. Von Otterdijk conclui: “no nosso rico mundo do Ocidente as pessoas não ligam muito para o desperdício de alimentos e é por isso que os maiores índices foram registrados lá. O que nós podemos fazer é trazer à tona as descobertas chocantes que fizemos e talvez com isso eles mudem de comportamento”.

Abaixo a matéria pra Deutsche Welle

Anúncios

2 comentários sobre “Anda jogando comida fora?

  1. É muito triste e impactante isso. Não faz muito tempo eu vi um documentário bem curto, na internet mesmo, em alguma cidade da china ou de algum país do sul asiático, não lembro bem, em que mostrava uma rede de fast food, à la kfc, mostrava as pessoas fazendo seus pedidos, o preparo dos pedaços de frango sendo fritos e as pessoas comendo. E o desperdício, pedaços inteiros de frango deixados nos prato. Os funcionários separavam o lixo das sobras de comida. Quando o restaurante está fechando, chega um homem bastante humilde, vai na cozinha, separa os pedaços de frango ainda aproveitáveis, coloca num balde e saí em uma dessas biciletas esquisitas do oriente. Atravessa a cidade madrugada a dentro, e chega no seu vilarejo já de dia. As crianças do vilarejo saem correndo em sua direção, com aquela felicidade que só crianças conseguem demonstrar, abrem o balde e começam a comer aquelas sobras de franfo frito. É um vídeo forte, vc não sabe se sente pena das crianças, feliz por elas terem o que comer, inconformado ppela quantidade de comida que nós disperdiçamos, ou com esperança em ver um ciclo, ainda que meio torto, mas que mantém um certo equilíbrio. Enfim, desculpe se o comentário ficou maior que o seu post hehehe 😉

  2. renato, dificil encontrar o equilibrio nessa vida em todos os sentidos. mas eh cruel pensar que enquanto “ronca a barriga” de 975 milhoes de pessoas outros bilhoes de seres com os estomagos cheios jogam comida fora. enfim, materia da assunto pra uma tese. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s