Terremoto na Espanha

Milhares passaram a noite nas ruas

Roma, 12 maio – Exatos dois meses após o grande terremoto e tsunami no Japão, a terra voltou a tremer, mas desta vez na Europa. Não foi em Roma, como teria previsto o italiano Raffaele Bendandi e sim na Espanha, na cidade de Lorca, região de Murcía, ao Sul.

Por volta as seis da tarde, hora local, desta quarta-feira, foi registrado o primeiro tremor de 4.5 graus na escala Richter. Uma hora depois, outro tremor, ainda mais forte, de 5.1, provocou destruição e mortes na cidade. Os dados foram divulgados pelo Centro Sismológico Euro Mediterrâneo, da França. Com medo de novos tremores, milhares de pessoas passaram a noite nas ruas.

Na manhã desta quinta-feira os estragos eram evidentes. Nas ruas, carros passam por cima dos detritos. Próximo as calçadas, automóveis desfigurados atingidos por tijolos, pedras. Rachaduras mantêm os moradores fora de casa. Equipes de emergência deslocam feridos aos hospitais. Num dos centros que registraram a atividade sísmica, especialistas mostram as linhas deixadas no papel durante o tempo que a terra tremeu.

As autoridades locais começaram a calcular os prejuízos. Praticamente todas as 20 mil residências e edifícios históricos do centro urbano sofreram algum tipo de dano, relataram à agência EFE fontes da Defesa Civil, que convocou para hoje uma reunião com arquitetos e engenheiros.

Entre as vítimas, ao menos oito mortos, entre eles um garoto de quatorze anos e duas mulheres grávidas. Com a previsão de que centenas ou até milhares de pessoas tenham que voltar a dormir fora de casa, Unidades Militares de Emergência vindas de Madri e Valência instalaram hoje três novos acampamentos na cidade de Lorca. (RB)

Abaixo a matéria pra Rádio Vaticana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s