Contrastes

Passei as portas, adentrei os muros do pais mais rico do mundo. Tem farmacia pros reles mortais, mas se quiser comprar no supermercado tem que ter, ou melhor, ser cidadao do Vaticano. A segurança é dura: para chegar às cabines de transmissão apresentamos o “lascia passare” ao menos tres vezes. Eu quatro, porque nao tenho cara de religioso.

– Adesso siamo al Belvedere, dice.

Stato Città del Vaticano

– “Bello”, gliel’ho detto.

Aguardamos o elevador. Quando chega, um ascensorista elegantissimo nos faz subir. Mais guardas do Vaticano e suas indumentarias particulares. Um corredor nos leva até uma galeria lindissima. Uma rapida espiada pela janela e pude ver a comitiva que aguardava a saida do Papa. Outra galeria. Marmore e afrescos. Uma porta muito estranha que nao sei descrever estava sendo vigiada por outro guarda. Estavamos do lado de ca da capela sistina. Passagem secreta vetada aos visitantes. Depois, me senti meio como Ricardito niño bueno de Vargas Llosa: trancado numa cabine por duas horas traduzindo o que o papa dizia aos pecadores. Eu vou para o céu!

Hasta la vitoria siempre!

Por outro lado, meus dedos que agora digitam ainda estao marcados pela tinta fraca do jornal Gramna, que chegou as minhas maos direto da ilha comunista. Sempre quis um exemplar, desde os tempos de faculdade. Para minha surpresa, leio materias de encontro de Frei Betto com Fidel, de um resgate dos 50 anos da batalha na baia dos porcos, da cooperacao entre Brasil e Cuba para promover a saude no Haiti (que é aí) enquanto ainda tenho frescas na memoria as fotos que vi da plaza de la Revolución com a cara do Che (onde está você?)

Anúncios

2 comentários sobre “Contrastes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s