burro-cracia

sulla
erraram meu nome pra variar! 🙂

burro em italiano significa manteiga. mas nem por isso as coisas por aqui deslizam suavemente. digo pq como brasileiro conheço bem o nosso serviço publico do demora mais vai (ou nao, so pra caetanear). por aqui me parece acontecer o mesmo. da alemanha sinto saudades so dos amigos e dos aparelhos de estado. la, de fato, o negocio funciona, ao menos comigo sempre funcionou bem, viel dank.

e como driblar a burro-cracia? jogo de cintura? nao, aqui nao tem o famoso “jeitinho”. alias, agora que escrevo me dou conta que ja nao domino mais essa tecnica.

eis que que nesta segunda-feira a burro-cracia parece ter emendado o wknd. recebi minha primeira correspondencia no endereço novo – quem se muda sabe que este e um momento primordial para a adaptaçao – e finalmente, na agencia per foriestieri da Banca di Roma, consegui preencher todos os 20 quilometros de papelada e abrir minha conta. Però, ainda falta a assinatura do papa…

mas tudo isso so aconteceu depois de explicar para a gentil senhora o pq de um brasileiro vir viver em Roma se o Brasil esta em pleno desenvolvimento, cheio de postos de trabalho, com uma presidenta que amadureceu o processo democratico da jovem republica, que sediara a copa do mundo e as olimpiadas…

fila, um mal mundial

alem da burocracia, o italiano tambem adora uma fila.

aos poucos vou descobrindo as semelhanças e, claro, as diferenças – bem mais gritantes.

dizem que o italiano e mal educado, grosso, etc…mentira! ou quase-mentira.

no transito todos perdem a tramontana facilmente. so que dirigir em roma e um sacrilegio, ate pra quem tem um smart. fato: a sinfonia das buzinas e constante e, os dedos medios, tambem!

mas a grande diferenca ate agora e na cortesia. nao ha dialogo que comece sem um buongiorno… se nao der, nem mesmo na passada rapida descendo as escadas do predio nao ha pressa que impeça um grito de buonagiornata…nao se recebe nada sem dizer no fim um grazie e, no contragolpe, sempre vem um prego.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s