Hoje foi dia de respirar historia num lugar muito especial: a basilica de Sao Clemente, a mais importante de Roma. Como assim, nao seria a Basilica de Sao Pedro? Era o que eu pensava ate hoje, mas fui convencido sem contestacoes do contrario.

Sao Clemente nao e uma igreja comum. Ela eh 3×1. A mais recente fica a vista, no nivel da rua, com mosaicos lindissimos. (Cris, tens que conhecer!) Nessa “nova” igreja tem tambem um afresco do inicio do renascentismo que ilustra a morte de Santa Caterina de Alexandria. Abaixo, a segunda igreja, destruida durante uma das “n” invasoes de Roma. Ela alicerça a atual e esta sobre a terceira, que na verdade era um templo pagao ao deus Mitre.

No segundo nivel estao preservados diversos afrescos, entre eles esse da foto (tirei da reproduçao de um cartao-postal). O original esta aqui. Essa e a primeira inscricao de que se tem registro daquelas que seriam as primeiras palavras em italiano, ainda muito ligadas ao latim. Retrata a historia de um dos milagres de Sao Clemente. Nesse caso em particular, o nosso amigo a direita com dedo em riste – o que denota o estado de stress total – ordena aos dois cidadaos: FILHOS DA PUTA, PUXEM! (livre traducao para o portugues dessa frase que nao e latim e tambem nao e italiano).

Assim, de um afresco numa igreja com inscricoes de palavroes nascera, em Roma, a lingua italiana.

Anúncios

Um comentário sobre “fili dele pvte traite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s